domingo, 28 de fevereiro de 2010

Curso de injeção eletrônica

Curso de injeção eletrônica

O sistema de injeção eletrônica de combustível surgiu no no final da década de 80, mais precisamente em 1989 com o GTi da do Brasil SA. Logo em seguida vieram outros modelos de outras marcas como o Monza Classic 500 EF, o Kadett GSi, o Uno 1.6R mpi entre outros. O sistema baseia-se num microprocessador que faz todo o gerenciamento do motor, controlando o seu funcionamento de forma mais adequada possível. Este sistema veio substituir os convencionais sistemas de alimentação por carburador e ignição eletrônica transistorizada. Isso significa que o mesmo cuida de todo o processo térmico do motor, como a preparação da mistura ar/combustível, a sua queima e a exaustão dos gases.
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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Retentor de Óleo

Retentor de Óleo lubrificante nas Válvulas do Cabeçote


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O cabeçote tem alimentação de óleo constante, do sistema de lubrificação, e seus principais componentes, as válvulas de admissão e escape, precisam ser lubrificadas, mas o óleo lubrificante não pode entrar na câmara de combustão, é ai que entra o vedador ou retentor de válvula.

O retentor de válvula é um componente, que se encontra no cabeçote do motor, com o objetivo de impedir a passagem de óleo, para dentro da câmara de combustão. O retentor fica fixo em cima do cabeçote, e a haste da válvula passa no seu centro, pois o retentor tem um furo passante. O retentor é fabricado com um derivado de polímero, geralmente silicone, seu formato lembra um copinho e ele fica preso sobre pressão.

retentor

Com o tempo, de tanto a haste da válvula percorrer o pequeno curso de sobe e desce, o retentor vai se desgastando, a mola interna perde a sua pressão e o diâmetro interno do retentor aumenta a haste agora passa mais livre, porém, a folga permite que o óleo lubrificante passe pelos lábios vedantes do retentor. O óleo escorre pela haste da válvula, passa pelo guia de válvula e depois a entrada para a câmara de combustão. Dependendo do desgaste do retentor e da quantidade de óleo que entra em combustão, pode ser visto em forma de fumaça, saindo pelo escapamento.
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[Retentores de óleo das válvulas]

O motor com alta quilometragem, ou com índices de desgaste muito elevado certamente deverá ser submetido a uma retífica de seus componentes fixos e móveis, e quando se trata de retentor de válvula este deve ser substituído neste processo. O óleo que entra pra dentro do motor, além de ser queimado, contribui para formação de borra, gases nocivos e com o aparecimento dos fenômenos de detonação e pré-ignição, já que o depósito de carvão surge com mais facilidade nestes casos.

Eu coloquei esta postagem para ensinar como se faz!!! Mais nesta parte do motor, eu aconselho vcs a procurarem uma retifica, pois não é caro, custa em volta de R$ 60,00. Digo isso por que, as vezes, o vazamento não ocorre por causa dos retentores de valvulas, e sim por culpa das guias.

Guias tortas ou com calo, podem com o tempo estragar os retentores de valvulas. Então só quem entende do assunto pode garantir algo bom, e olhe lá. Então nessa parte, leve a uma retifica de confiaça.