domingo, 1 de setembro de 2013

Procedimento para trocar as molas sem retirar o agregado

o em Sab 7 Ago - 16:01:46
Essa semana eu tive de trocar as molas do carro. Achei interessante colocar como fazer sem retirar o agragado do carro. Tem alguns macetes que se o cara nao seguir vai sofrer muito sem falar no risco de se machucar, e machucar gravemente mesmo.
Tem um topico de como retirar o agregado e desmontar a suspensão, mas neste processo tem algumas diferenças bem relevantes.
bom, no meu caso primeiro de tudo é preparar o carro:

Emseguida retire a calota. é sempre importante colcoar a chave de fenta proximo do reforço da calota para nao empenar.


Com o carro ainda no chão afrouxe todos os parafusos das rodas.

Sempre ao levantar o carro com o macaco, nunca deixe o freio de mao puxado ou o carro engatado, pois ele pode escorregar do macaco e causar muitos danos no cartes do motor, isso se nao machucar alguem.

Jamais confie no no macaco, sempre use um cavalete, nest caso coloque na longarina, um de cada lado.

Aqui como fica o aranjo d apreparação para a desmontagem.

A altura para retirar as molas deve ser mais ou menos uns 30 cm da parte de baixo do pneu até o chao. Isso vai facilitar na hora de colocar o encolhedor dentro da torre.


A primeira coisa que se deve fazer ao retirar as rodas e mandar WD-40 ou desengripante no eixo do amortecedor e squecer por uns 10 minutos, isso vai ajudar a soltar a bendita da porca. passar uma escovinha de aço na rosca ajuda muito também.

Começe a desmontagem pelos parafusos dos tensores e dos amortecedores. Procure fazer um lado de cada vez, ou seja uma mola por vez, isso evitará que tenha um monte de parafusos e porcas soltos por ai.
abaixo, muitos vao achar frescura, mas procure usar luvas. Muitas vezes estes parafusos estao montados a muitos anos e na hora de soltar estao todos engripados, quando soltam as mãos batem em partes cortantes e cabam se machucando. lembren-se isto aqui é um lazer hehehe nao masoquismo..

idem acima


Para retira o amortecedor após os preparativos com a escovinha de aço e o desingripante, use uma chave 17 e um alicate de pressao.

Para fazer da desmontagem e manutenção do carro uma coisa prazerosa, o ideal é ser organizado, use caixas ou potes para guardar os parafusos. Tem coisa mais chata que inciar a montagem ficar mais de meia hora procurando um parafuso se simplesmente sumiu...


bom, agora é hora de colocar o encolhedor de molas, sem esta ferramente nem comece a mexer, enm se aventure a fazer com um macaco jacare, pois a mola pode espirrar a sair voando.

A porca do encolhedor deve ser montada com rosta total.



Agora é hora de começar a parte realmente perigosa, preste muita atenção...
soltar o pivô:
solte a porca do pivô mais um menos duas voltas.

Dê uma martelada seca e forte na mnca do eixo ate qeu o pivo se solte.

Aqui o pivô ja esta solto. pode ser feito esta etapa com o encolhedor no lugar, é uma segurança a mais para quem nao tem muita experiência, mas lembre-se, se o encolhedor estiver apertado, a mola nao tem força suficiente para soltar o pivô.
aquio pivo solta e ja encosta na porca de novo. da um estralo bem forte quando solta e bate na porca.

Em seguida vamos soltar a bandeja inferior. Primeiro vc solta a porca da bandeja antes de aperta o encolhedor, em seguida vc puxa o parafuso. nesta hora o encolhedor tem de estar apertado.

Em seguida, afruxando ou apertando o encolhedor, vc acha uma posição que o parafuso sai sem esforço algum. Nunca bata com uma talhadeita ou qualquer coisa para que o parafuso saia do alojamendo sob risco de estragar a rosca e na hora da montgem sofrer para colocar a porca.


Pode acontecer da bandeja dar uma enroscada para descer ai é so dar uma maozinha com uma chave de fenda.

para retirar a porca do pivo, pode acontecer dele começar a girar junto. Não se desespere, é so apertar o encolhedor ate o pivo prender de novo e soltar a porca a te sair, em seguida solte um pouco (só um pouco) o encolhedor e de umas pancadas até soltar o assento. Lembre-se, quando mais o encolhedor estiver solto, mais pressao terá na mola e mais facil soltará, mas nunca solte muito se nao a hor aque soltar vc vai tomar o verdadeiro susto.

Agora é soó soltar a mola. Nunca , jamais deite embaixo da bandeja, pois pode espanar a rosca da porca do encolhedor por exemplo e a bandeja desce de uma vez.

Outa coisa, preste bem atenção se quando estiver soltando a borboleta embaixo, se o encolhedor nao esta girando junto, isto pode significar que a porca vai escapar.


Bom, aqui está, a mola esta no chao.

Hora de abrir o presente

VEja,molas de mesmo tamanho, mas com resultados bem diferentes.

Nem sempre que a mola sai o batente vem junto, mesmo assim tem de fazer inspeção. nao monte a mola com o batente no lugar pois pode ficar mordido e o resultado é o carro torto.

Pode usar fita isolante, crepe para prender o batente. eu usei fio de estanho que com o tempo vai deteriorar e desaparecer, mas evite usar arame de aço que alem de danificar o batente pode ficar rangendo a suspensao.

Para encaixar a mola é bom ter um jacarezinho na mao, pq cansa ficar tentando encaixar a mola e o encolhedor na torre.

Para montar o processo é reverso, mas tem uns macetinhos para a bincadeira acabar bem.
quando começar a encolher a mola, preste muita atençaõ na bandeja.
Lembre-se de puxar o disco e a ponta de eixo para nao rasfar a coifa do pivô


Cuidado para nao se empolgar a esquecer de encaixar o pivo....se passar do ponto nao tem jeito dem de afruxar de novo.



ao ir apertando o encolhedor praticamente tudo vai se encaixando de novo.

Os parafusos do tensor se encaixam sem fazer nenhuma força. Au contrario do que se pensa, nao é preciso tirar a barra estabilizadora nem desmontar os tensores das buchas ( acreditem tem gente que tira isso tudo)

é só ir apertando que tudo vai se encainxando.

Por medida de segurança, ja começe a montar a porca do pivô.

E continue apertando o encolhedor

Para encaixar o parafuso da bandeja eu uso um martelo de borracha, as vzs nem isso precisa da para colocar com a mão. O segredo é ir ajustando a altura do encolhedor ate que fica certinho a passagem.

uma batida e ja era.







Caso alguem tenha trocado a bandeja ou tenha desmontado tudo de uma so vez e se perdido, a borracha da bandeja tem de ficar voltada para a frente do carro.

Em seguida é montar o amortecedor, é necessario outro macete par anao deixar o cidadao desesperado. quando começar a colocar a porca pode começar a girar a haste do amortecedor. ai tem de usar uma chave que nem sei o nome dele, mas quebra um galho.

Prenda a haste por baixo do batente e monte a porca.

Nota: a arruela do batente é montada com a concavidade para baixo.

Em seguida aperte com um alicate de pressao e chave 17 tal qual no processo de desmontagem.

TRabalho terminado, maos limpas e nenhum machucado.

Como estava:







Como ficou: parece nao ter diferença, mas nun carro com apelo de originalidade, estava feio com a frente arriada e sem falar nos elos das molas que estavam batendo.

Aqui o carro pronto.
A troca com as fotografias demorou 45 minutos, sem as fotos fiz em 30 minutos, foi bem divertido seguro e claro...barato...

Espero qeu sirva par a turma que gosta de ser mecanico de final de semana..
Abraços as todos

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